A Vida às Escuras e suas Estranhas Criaturas

Seres que saem à noite ou vivem em  lugares escuros, como cavernas, muitas vezes têm sentidos altamente apurados, como, por exemplo, a audição e o olfato. No meio da noite, alguns apresentam altíssima visão noturna e conseguem ver perfeitamente no escuro e até mesmo espectros de luz invisíveis aos nossos olhos. Outros desenvolveram mecanismos novos de localização, como no caso de algumas espécies de morcegos que apresentam ecolocalização- um mecanismo de orientação espacial utilizado durante o vôo em que estes animais medem o intervalo de tempo entre o estalo da língua e o eco produzido pelo mesmo. Realmente um mecanismo super aprimorado. Estas adaptações permitem que estes animais encontrem seu caminho de casa ou consigam obter suas presas no escuro e mostram as extraordinárias soluções encontradas pela natureza para um problema comum.

Abaixo selecionamos alguns animais bizarros, mas ao mesmo tempo impressionantes por apresentarem adaptações à vida nas escuras. (Crédito às imagens: Wikimedia Commons, sob licença CC).

Tarsius

Apesar de seu corpo em miniatura, eles tem olhos enormes. Seus olhos são tão grandes que não podem movê-los,para isto precisam girar o pescoço. O Tarsius é um prosímio, um dos menores do mundo. Apesar de ser pequeno e inofensivo, este animal é um caçador de insetos extremamente agressivo. Ele se lança sobre sua presa pulando até seis metros de altura para então devorá-la avidamente. Uma característica interessante destes animais é que são altamente sociáveis, e vivem em pares ou em grupos grandes, caçando insetos em bandos.

Proteus anguinus

 

O proteus é um tipo de salamandra que vive em cavernas profundas e em águas subterrâneas onde luz não consegue atingir. Devido aos ambientes escuros este animal perdeu a pigmentação da pele e seus olhos regrediram até sumir totalmente. O fato interesante é que a perda da visão foi contrabalanceada  pelo desenvolvimento de sensores químicos e elétricos espalhados em todo o corpo. É , por este motivo que este animal é capaz de sentir concentrações muito pequenas de compostos orgânicos na água.  Diferentemente dos outros anfíbios apresenta ciclo de vida completo na água o que o torna um animal exclusivamente aquático. Esta criatura “sobrenatural” pode viver por mais de 50 anos, mas não podem se reproduzir até que atinja a fase adulta.

Aye aye (Daubentonia madagascariensis)

Vivem na ilha de Madagascar e são verdadeiros caçadores noturnos. Predam insetos e pequenos vertebrados. Seus olhos são totalmente desenvolvidos para visão noturna, e isto significa que pela manhã são quase completamente cegos! As mãos com dedos longos e garras afiadas servem para caçar insetos e se agarrar em troncos de árvores.

Camarão Mantis

O camarão mantis, Gonodactylus smithii, tem os olhos mais complexos do reino animal e é capaz de ver cores invisíveis a outros bichos, desde o ultravioleta até o infravermelho, inclusive variações não conhecidas no espectro da luz. Este camarão enxerga o mundo em até 12 cores primárias, quatro vezes a capacidade de visão humana e pode medir até seis tipos diferentes de polarização de luz – a polarização é a direção da oscilação em ondas de luz. Mas qual o motivo de sua super-visão? Não se sabe ao certo, mas tudo indica que por  habitar regiões profundas do oceano onde dificilmente a luz chega, seus olhos teriam que ser bem desenvolvidos. Outro motivo seria sua alimentação que inclui animais transparentes e alguns fluorescentes.

Foto: Universidade de Berkeley

Star Nosed Mole (Condylura cristata)

Animal pré-histórico de aparência bizarra, o Star Nosed Mole é adaptado a viver em túneis subterrâneos. O mundo a sua volta é somente percebido graças aos seus incríveis tentáculos. Sim exato! Este animal é completamente cego, mas apresenta estruturas em formas de tentáculos que rodeiam suas narinas. Estes tentáculos são extremamente sensíveis ao toque e à impulsos elétricos e permitem que  eles identifiquem presas em seus esconderijos,assim como também os ajudam a cavar seus túneis subterrâneos.

Foto: BBC Wildlife Finder

Veja vídeo abaixo produzido pela PBS vídeo:

//

Para saber mais leia:

A Escalada do Monte Improvável – Uma defesa da Teoria da Evolução, Richard Dawkins

A Grande História da Evolução – Richard Dawkins(Cia das Letras,2009)

Fonte: Museum of Natural History

National Geographic Animals

_____________________________________________________________________________________________________________________________

About these ads

Posted on 28 de Setembro de 2010, in Caminhos da Evolução, Mundo Animal and tagged , , , . Bookmark the permalink. 4 Comentários.

  1. Este anfíbio é realmente estranho!

  2. Esses exemplos de animais exóticos representam a incrível adaptação dos seres vivos aos mais inóspitos ambientes. É realmente incrível a vontade de viver !!!

    abraço!

  3. Oi Darlen,
    É a vida nos surpreende nos seus mais simples exemplos.

  4. Os animais são seres realmente fascinantes….

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: