Flora Brasilienses: O Projeto

Durante três anos, de 1817 a 1820, o naturalista alemão Carl Von Martius de apenas 23 anos percorreu o interior do Brasil, de São Paulo ao Amazonas realizando um levantamento de plantas jamais superado no país. Viajar pelo Brasil naquele tempo era uma empreitada de alto risco, que podia levar até a morte, devido o ataque de grupos indígenas, animais selvages, mosquitos transmissores de doenças, sem falar na possibilidade de se estar perdido em meio floresta. Mas depois desta incrível aventura ficou seu legado, para humanidade. O último volume do livro Flora Brasiliensis de Martius foi publicado há um século atrás mas ainda hoje é considerado o mais completo levantamento da flora brasileira. O Projeto Flora Brasiliensis tem por objetivo desenvolver um sistema de informação on-line sobre a flora brasileira, tendo como base as imagens digitalizadas em alta resolução das pranchas de famílias selecionadas descritas na Flora brasiliensis . A digitalização das imagens está sob a responsabilidade do Jardim Botânico de Missouri . Os trabalhos referentes à atualização dos nomes estão sendo coordenados pelo Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da Unicamp.

São quase 23 mil espécies descritas na obra produzida entre 1840 e 1906 e resultado do trabalho dos cientistas alemães Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), August Wilhelm Eichler (1838-1887) e Ignatz Urban (1849-1931)

Posted on 20 de Setembro de 2009, in Sites, Animações e Filmes, Um Jardim Botânico. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. melhor impossível!
    Continuem sempre assim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: