As Imortais Células HeLa

Henrietta Lacks

Em 1951, uma mulher americana, afro-descendente chamada Henrietta Lacks foi ao Hospital Johns Hopkins para ser tratada de um câncer de colo  úterino. Sem que soubesse suas células  foram disponibilizados para a pesquisa científica. Apesar da cirurgia em que foi submetida e do tratamento com radioterapia, Lacks morreu mais tarde naquele ano, mas sua linhagem de células – conhecidas como HeLa (sigla criada com as iniciais do seu nome ) ainda vivem e são utilizadas em diferentes áreas na pesquisa científica.

O fato de ter permanecido tanto tempo nas pesquisas é dado à enorme longevidade das células e na facilidade de cultivo e proliferação. São chamadas também de células imortais, por se dividirem um número ilimitado de vezes in vitro, uma característica compartilhada pela maioria das células malignas. Por  estes e outros motivos, que se tornaram células padrões para muitos estudos.Em comemoração à contribuição involuntária de Lacks para a ciência, 11 de outubro foi proclamado o seu dia oficial.

O site/blog WIRED Science publicou um infográfico com as descobertas realizadas com estas células. Realmente impressionante. O que pensaria se soubesse dos avanços que trouxe para ciência?

Clique para ampliar

Uma Curiosidade

A soma total das massa das células HeLa produzidas nos laboratórios do mundo por dia é cerca de mil vezes superior a massa de Lacks quando viva!

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Para saber mais leia:

Michael Gold, A Conspiracy of Cells, 1986, State University of New York Press
Rebecca Skloot, 2007, HeLa: The Immortal Life of Henrietta Lacks

Posted on 14 de Fevereiro de 2010, in Biologia na História e no Dia-a-dia and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: