Um Safari na Savana Africana

As savanas africanas continuam sendo um dos lugares mais fascinantes e surpreendentes da Terra. Seria difícil reunir aqui todos os animais presentes neste grande bioma, no entanto, selecionamos alguns que podem ser conhecidos durante as expedições pela savana, os safaris. Apesar de sua beleza, algumas áreas de savana originalmente ricas em fauna, foram  reduzidas a verdadeiros “desertos” pela caça predatória e o tráfico ilegal (biopirataria). Os safaris atualmente, ocorrem em reservas ambientais e contam com apoio de grandes grupos empresarias preocupados com a preservação desta natureza. Em contrapartida o setor turístico cresce e a natureza agradeçe. Aqui apresentaremos um pouco da diversidade animal das savanas. Para cada espécie existe uma breve descrição e algumas curiosidades a respeito. Boa viagem!

2010: Ano Internacional da Biodiversidade

Zebras

São animais típicos das savanas africanas. Apesar de serem muito semelhantes, existem várias espécies, todas pertencentes ao gênero Equus sp.

Zebras
Zebras

Guepardo (Acinonyx jubatus)

O animal terrestre mais veloz do mundo sendo capaz de atingir aproximadamente 120 km/h. Um caçador profissonal, poucos animais conseguem sair ilesos de uma perseguição.

Guepardo
Guepardo

Guepardo
Guepardo: O Mais Veloz

Avestruz (Struthio camelus)

A maior ave do planeta e a mais veloz. Podem chegar a pesar cerca de 90-100 kg, não voam mas são extremamente velozes na corrida. Não correm risco de extinção

Avestruz
A Maior Ave do Planeta

Elefantes (Loxodonta sp.)

Na África existem somente duas espécies. São animais extremamente sociáveis e normalmente vivem em bandos dominados por fêmeas dominantes (sociedades matriarcais). Devido à caça e contrabando de marfim, ambas espécies encontram-se ameaçadas de extinção.

Elefantes (Foto: Christian Haugen, Fickr)

Leões (Panthera leo)

Nas savanas ocupam o topo da cadeia alimentar. São um dos quatro grande felinos do mundo. Machos são caracterizados pela juba grande e proeminentes que não está presente nas fêmeas. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, os machos não são caçadores e raramente se aventuram em capturar presas. Esta atividade fica a cargo das fêmeas que formam grupos de caça.

Leão: O Rei
Leoa em caça

Hipopótamo

Ficam a maior parte do tempo submersos, vivem em lagos e também são chamados de animais “anfíbios”. Anteriormente estavam distribuidos por quase toda Africa, mas atualmente são na africa sub-saariana. Estão ameaçados de extinção.


Búfalo Africano (Syncerus caffe)

Vivem em rebanhos de centenas até milhares de indivíduos. Podem pesar cerca de 500 a 900 kg. Apresentam poucos predadores naturais e são capazes de se protegerem de ataques de leões.

Bufalo Africano
Bufalo Africano

Rinoceronte Negro (Diceros bicornis) e Rinoceronte Branco (Ceratotherium simum)

Ambas espécies estão atualmente ameçadas de extinção, sendo que o rinoceronte negro encontra-se em perigo crítico. O rinoceronte faz parte da lista dos “Big Five” (veja o que é isto ao final do post) e sua caça é uma das favoritasexatamente pela dificuldade em matá-lo. Não tem predadores naturais quando adulto.

//

Rinoceronte Negro

Rinoceronte com sua cria. Flickrfavorites, Flickr

Gazelas (Gazella. sp)

Comprrende um grupo de espécies de antílopes que vivem em manadas.Existem várias espécies na Africa, mas todas pertencem ao gênero Gazella.

Facocero (Phacochoerus africanus)

Um porco selvagem africano, caracterizado pelo seu focinho proeminente e dentes caninos grandes voltados para fora.

Com suas crias

Cachorro Selvagem Africano ou Mabeco (Lycaon pictus)

Um canídeo encontrado exclusivamente na África. Caçam em matilhas e geralmente são infalíveis na captura de suas presas, isto porque se mantém em perseguição por um longo tempo até que finalmente sua presa seja vencida pelo cansaço.

Filhotes de Mabeco


Cão selvagem

Girafas (Giraffa camelopardalis)

Hienas

Apesar da aparência com os cães, na verdade tratam-se de felinos. Isto mesmo, evolutivamente são mais próximos de gatos do que dos nossos melhores amigos. Algumas vezes se comportam como animais oportunistas, pois se aproveitam das carcaças de presas deixadas por outros animais, mas também são grande caçadoras. Conseguem abater presas em grupos.

Hiena

Curiosidades

No safari é comum usar o termo “Big Fives” para se referir aos búfalos, leões, leopardos, elefantes e rinocerontes. Isto porque são conhecidos com os mais difíceis de serem caçados pelo homem durante os safaris.

O termo “safari” era inicialmente usado para designar as excursões de caça nas savanas africanas, sendo atualmente utilizado para se referir aos passeios turísticos.

Savanas também existem no Brasil, o Cerrado é um exemplo.

Grande parte das espécies de savanas tem sido dizimadas pelo homem devido a caça predatório e o crescimento das cidades, já que os animais selvagens são considerados um empecilho à cinvilização.

Para saber mais acesse:

African Savanna Animals – Smithsonian National Zoological Park

South Africa Info – Wildlife Wonders

African Wildlife Foundation – Contém informações sobre diversas espécies animais da África.

Você gostou deste artigo? Acha que poderia ser adicionados outros animais? Então comente! Estaremos a disposição para melhorias e modificações.

//

Posted on 6 de Março de 2010, in Ecologia & Meio Ambiente, Mundo Animal and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 6 comentários.

  1. Seria correto disser que os leões (machos) não são caçadores?
    A própria estrutura do corpo do felino justifica o seu cargo de predador.
    As fêmeas caçam mais sim; uma vez que precisam alimentar os seus filhotes. Mas isso não quer disser que os leões não sejam caçadores.

    Abraço!

  2. Acho que o que ele quis dizer com Leões nao sao caçadores, é que eles quando estao em bando, nao caçam. Sao as leoas que caçam.

    Mas sempre existem aqueles leoes que vivem sozinhos, e estes caçam sempre ^^

    Outra coisa quando vc falou dos big five voce repetiu leoes duas vezes, qual seria o ultimo!??!

    abraço o/

    • Biologia Interativa

      Olá Rafael,

      Exato. Os leões também caçam, no entanto esta atividade está concentrada nas leoas. O quinto animal é o elefante.

  3. Meu trabalho vai ficar d+ !

  4. Interessante matéria…seria legal termos algo parecido com a floresta atlântica brasileira, tão rica e interessante quando a savana africana!

    Um abraço!

  1. Pingback: Cerrado: A Savana Brasileira | Biologia Interativa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: