Nossos Vizinhos Invisíveis

Amados por uns e odiados por outros, eles sempre fizeram parte das nossas vidas mesmo que maior parte das vezes não nos demos conta. Insetos e aracnídeos (classe que inclui aranhas e ácaros, por exemplo) vivem com os seres humanos desde os primórdios, foram responsáveis em transmitir muitas doenças (e continuam sendo), mas também mostram-se verdadeiros aliados para o controle de pragas na agricultura (controle biológico), na produção de materiais para industria textil (p. ex. a seda é produzida pela larva de uma espécie de mariposa) e alimentícia (mel) e entre outras.

Abaixo você conhecerá em detalhes algumas estruturas de alguns insetos e aranhas. As imagens  foram obtidas através do Microscópio Eletrônico de Varredura (M.E.V). Todas imagens foram retiradas do banco  “Science Photo Library” que apresenta imagens científicas de alta resolução, sendo algumas  gratuítas e liberadas para exibição pública.

Aranha

Na imagem é vista a “cabeça” de uma aranha (cefalotórax para os especialistas). Os olhos estão coloridos em azul e uma par de quelíceras (servem para apanhar suas presas).

Borboleta

A imagem mostra a proboscide de uma borboleta (um prolongamento do aparelho bucal, que  funciona como sugador), ainda é posível ver seu imenso olho composto (em verde e amarelo).

Formiga Operária

Na imagem abaixo é mostrada a parte posterior do corpo de uma formiga. É possível ver duas antenas e seus olhos compostos(em vermelho) e aparelho bucal.

Tartígrados (Ursos d’agua)

Falamos deles aqui.

Mariposa

Na imagem é possível ver seu par de antenas e seus olhos compostos (em vermelho).



Exoesqueleto Quitinoso

A micrografia eletrônica de varredura mostra uma aranha Theridion e vários exoesqueletos, um tipo de “armadura” presente em artrópodes. A muda ocorre várias vezes durante a vida de uma aranha, mas na maioria das vezes, quando é jovem e encontra-se na fase de crescimento.

Piolho

O abdomem do piolho aparece inchado, provavelmente devido após sua alimentação de sangue do hospedeiro. Ao fundo aparecem fios de cabelo.

Carrapato

Parasita comum de cães, gatos e outros animais domésticos este animal vive as custas do sangue que é sugado diariamente. Assim como as aranhas, são também aracnídeos.

//

Abelha Amelífera

Abelha operária de uma espécie amelífera. Na micrografia é possível ver dois pares de antenas e um olho composto representado de vermelho.

Larvas de Vespa

Nesta micrografia é possível ver larvas de vespa nos casulos onde são criadas.

Mosquito

A cabeça do mosquito é caracterizada por seus grandes olhos compostos (multicolorido), e duas antenas (estruturas de penas). A tromba (tubo longo ) é usada para perfurar a pele e sugar o sangue de um animal hospedeiro. Várias espécies  são vetores de doenças em animais e humanos, o mais entre os quais os mais conhecidos são a malária, a dengue e a febre amarela.

Pulgões

São parasitas naturais de plantas e se alimentam de seiva. N aimagem aparece somente seus abdômens.

Ácaro

Grande responsável por alergias, estes animais vivem em carpetes, livros e inclusive nos lençois das nossas camas. Alimentam-se de restos de pele, unhas e outros materias.

lmd_mdsrc=”23084240″;lmd_si=”33407395″;lmd_pu=”22272500″;lmd_c=”BR”;lmd_wi=”120″;lmd_he=”60″;
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Posted on 10 de Março de 2010, in Mundo Animal and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 4 comentários.

  1. FOTOS INCRÍVEIS!

    ABRAÇO.

  2. Muito boas as fotos =)

  3. Fantástico! Nunca vi nada igual!!

  4. tudo isso mostra que teve um criador inteligente por tras disso.grato por mostra essas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: