O Caçador de Fósseis Humanos

Leakey com seu achados fósseis

A publicação, em 1959, de “A Origem das Espécies”, Darwin tornou  questões sobre a origem do homem proeminentes. Embora tivesse cuidadosamente omitido qualquer menção a nossa evolução temendo as consequencias de um embate religioso ou as críticas acaloradas dos seus contemporâneos, não era necessário um grande salto à imaginação para que algumas pessoas começassem aplicar suas idéias aos seres humanos. No livro “Origem do Homem e  Seleção Sexual“, Darwin enfim colocou de vez esta questão nos circulos intelectuais europeus.  A ciência sob a forma de biologia evolucionista havia atingido seu alcance para a explicações sobre a origem do ser humano. Mas pouco tinhamos registros fósseis deste passado que podessem corroborar com sua teoria.

Em 1969 um jovem caçador de fósseis chamado Richard Leakey, descobriu aquilo que viria ser chamado de “elo perdido” entre o homem e seus parentes próximos primatas, os famosos fósseis de um Australopithecus. Numa pesquisa financiada pela National Geographic Society, Leakey partiu para uma série de expedições na região do lago de Turkana ao norte do Quênia, juntamente com Meave Epps (sua futura esposa) . No final do verão de 1984, nesta mesma região árida, veio a surpresa maior: Leakey teve a sorte de encontrar o famosos menino de Turkana, um esqueleto de Homo erectus quase completo que lhe valeu a capa da revista americana Time e um lugar definitivo entre os grandes antropólogos do século. Um verdadeiro Indiana Jones.

No seu célebre livro “A Origem da Espécie Humana“, Richard Leakey descreve a excitação

” Foi uma experiência verdadeiramente extraordinária desenterrar osso após osso fossilizado. Nada tão completo como este esqueleto pôde ser encontrado nos registros fósseis humanos até a época do Neanderthal[…]. Independentemente da excitação emocional estávamos cientes de que ela prometia um grande entendimento da pré-história humana […].

A origem e evolução do homem é um tema complexo, e ao mesmo tempo polêmico, mas as numerosas descobertas de registros fósseis, vem ajudandoa construção de uma história evolutiva de nossa espécie permitindo desvendar nossas singulares características comportamentais e adaptativas.

Conheça um pouco da história evolutiva humana vista através do registro fóssil nesta animação desenvolvida por um conjunto de paleoantropólogos do site Becoming Human: The Human Lineage

Para saber mais leia:

A Origem da Espécie Humana – Richard Leakey (Rocco)

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Posted on 3 de Julho de 2010, in Sobre Ombros de Gigantes and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: