Baleias e o Registro Fóssil

Fósseis oferecem pistas cruciais para a evolução, porque muitas vezes revelam como criaturas notáveis apareceram na face da terra. Alguns deles até mesmo mostram indícios da evolução em ação.

Como sabemos, as baleias estão muito bem  adaptadas à vida na água, mas, como nós  são mamíferos. Durante seu percurso evolutivo tiveram que aprender a  respirar, dar à luz e amamentar suas crias. No entanto, há boas evidências de que mamíferos evoluíram inicialmente em terra. Se assim é, então os ancestrais das baleias devem ter se adaptado ao modo de vida aquático  a alguns milhões de anos na sua história evolutiva.

Pakicetus

Ambulocetus e Pakicetus são exemplos de registros fósseis que temos atualmente.Estas criaturas apresentavam características morfológicas semelhantes as atuais baleias em especial a anatomia dos ouvidos, e é por causa destas semelhanças  que foi possível cientistas fazerem associações. Estudos posteriores mostraram  que estes animais animais tinham vida intermediária, isto é, viviam tanto em ambientes aquáticos quanto terrestres.

O registro fóssil é como um filme da evolução, no qual 999 de cada mil fotografias desaparecem. Mas mesmo assim, os paleontólogos acham dezenas de formas intermediárias que nos dão pistas sobre o passado de diversas formas de seres e nos ajudam a construir a incrível história da vida.

Ambulocetus

________________________________________________________________________________________________________

Para saber mais leia:

O Maior Espetáculo da Terra – Richard Dawkins (Cia das Letras)

Posted on 26 de Julho de 2009, in Caminhos da Evolução and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. os fósseis são as provas e evidências da vida que já passou pela Terra. Esse artigo do ComoTudoFunciona complementa seu post, explicando o que são fósseis: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao609.htm
    Abraços

  2. Que interessante! Nunca pensei que uma baleia poderia ter surgido de um animal com quatro patas.

Deixe um comentário