Vida de Gigante

Alguns animais apresentam tamanhos consideraveis. Quando pensamos neles geralmente nos vem a cabeça seres miotológicos (o Monstro do Lago Ness) ou criados pelo cinema (King Kong). No entanto, eles são tão reais quanto eu e você e para se adaptarem as suas condições de vida, tiveram que desenvolver estratégias de sobrevivência totalmente bizarras. Conheça algumas características de verdadeiros grandalhões no mundo animal.

Caranguejo Aranha: O Monstro

Este caranguejo (Macrocheira kaempferi) é considerado o maior Artrópode conhecido, chegando a atingir um tamanho, com as as patas esticadas de quatro metros e um peso de 20 kg. Se você está pensando que conseguirá encontra-lo por aí, está muito enganado! Este animal  habita somente profundezas do Oceano Pacifico em especial do Japão e acredita-se que por isso teha desenvolvido uma carapaça dura e resistente para suportar a pressão do ambiente (Fonte: Encyclopedia of Life).

O Maior Morcego do Mundo: Pteropus vampyrus

O nome dá uma falsa impressão de que é sugador de sangue (vampyrus), mas sua dieta é constituída basicamente de frutas. Apesar da fama de maior morcego do mundo (envergadura pode superar 1,5 metro), poucos caçadores se intimidam do tamanho: tornou-se alvo de caça e muitos são mortos todos os anos, levando a espécie a ser ameaçada de extinção, de acordo com uma pesquisa recente. Nos países onde é encontrado- Indonésia, Tailândia, Malásia, Mianmar e Camboja- é chamado vulgarmente de raposa voadora. Na Malásia, 22 mil morcegos são caçados legalmente todo ano, e um número ainda desconhecido é morto de forma ilegal, na maioria das vezes para alimentação (Fonte: Scientific American)

A Tartaruga Gigante: Macrochelys temminckii

Esta tartaruga apresenta aspecto monstruoso. Atualmente são as maiores tartarugas de água doce da america. Pesam aproximadamente 80 kg, ou até mais. Isso é aproximadamente o mesmo que um homem de 1,80. A casca pode ser 65 centímetros de comprimento ou mais. Devido seu tamanho considerável, sua locomoção é lenta, e por isso, apanha suas presas pelo descuido. A estratégia é simples: mantém a boca aberta e espera a aproximação de algum peixe, cobra, ou até mesmo outras tartarugas para então abocanhá-los numa mordida fatal (uma das mais perigosas do mundo!). Mas não pense que deixar a boca aberta, por si só já resolve, pois sua linhgua é capaz de mimetizar um verme, o que serve de isca para animais descuidados. (Fonte: Natural History Museum) Veja o vídeo abaixo de sua “pescaria”:

Salamandra Gigante do Japão
A salamandra gigante (Andrias japonicus) é o maior anfíbio do mundo, podendo alcançar 1,7 metros de comprimento. Elas ocupam covas em margens de rios e se alimentam de peixes ou qualquer outro animal de pequeno porte que cruzar o seu caminho. A espécie ocorre nas ilhas de Honshu (província de Gifu e Shikoku) e Kyushu (província de Oita).

Lula Gigante

Por último não poderia faltar, é claro, a lula gigante, mas já falamos dela aqui.

Comente o post! Em breve adicionaremos mais animais “gigantes”!

__________________________________________________________________

Imagens retirados do banco online Wikimedia Commons.

//

Posted on 21 de Abril de 2010, in Mundo Animal and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Realmente impressionante principalmente o Mocego….Não é possivel que ainda existem pessoas que matam esse animal incrível para se alimentar!

    Abraço.

  2. amei essa reportagem!! realmente fantástico do que os animais são capases de fazer para se adaptar ao seu habitat!!

Deixe um comentário